Manual de Filmagem Sustentável

 

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Transformando Curitiba no cenário perfeito para novas produções audiovisuais.

A Curitiba Film Commission foi formada para atrair as produções audiovisuais nacionais e internacionais, uma indústria que tem tudo a ver com uma cidade inovadora, inteligente e sustentável.
Além de estimular e impulsionar a economia criativa, as produções audiovisuais geram emprego e renda em setores importantes como gastronomia, hotelaria, lazer e transportes.
Tudo isso sem contar que, ao divulgar os cenários curitibanos para o Brasil e para o mundo, a cidade divulga suas atrações e promove ainda mais o turismo.
Neste manual, você fica sabendo tudo sobre realizar sua obra na cidade, além de dicas importantes para uma filmagem mais sustentável.

CONTATO
curitibafc@curitiba.pr.gov.br
41 3350-8574

Quando preciso de uma autorização para filmar?

Sempre que as filmagens forem realizadas em locações públicas municipais, tanto espaços livres quanto prédios públicos. Por exemplo: parques, praças, bosques, ruas, entre outros que venham a ocupar o solo destes espaços públicos e/ou interfiram no fluxo de transeuntes e/ou veículos.

Quais são os tipos de filmagens que a Curitiba Film Commission é responsável por intermediar as autorizações?

Sessões fotográficas e filmagens de diversos formatos: artísticas, publicitárias, institucionais, videoclipes, séries, programas de TV, documentários, curtas e longas-metragens, produções acadêmicas, entre outros.

As exceções são:

• Produção jornalística: entrar em contato com a equipe de jornalismo da SMCS, que irá fazer as liberações e acompanhamentos necessários.

CONTATO
akreusch@curitiba.pr.gov.br
41 3350-8161 

• Fotografias e filmagens de cunho pessoal e individual: não há necessidade de autorização.
• Uso de drones é regulamento e autorizado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, por isso, o município de Curitiba não pode autorizar o uso de drones, pois a cidade não possui uma legislação que regulamenta o uso dos mesmos.

 

Como peço uma autorização de filmagem?

Para solicitar uma autorização de filmagem, acesse o site: filmcommission.curitiba.pr.gov.br.
Lá você encontra todas as informações necessárias.

 

Quais informações são necessárias para fazer um pedido de filmagem?

Informações sobre a filmagem/fotografia como data, horário, local, quantidade de pessoas etc.
Será necessário o cadastro do responsável pela solicitação, seja pessoa física ou jurídica, assim como os dados da produtora. Também será necessário o cadastro da obra, com as informações gerais e uma pesquisa socioeconômica.
Na sequência, informações sobre as locações que serão necessárias para a filmagem, data, período, tamanho da equipe, finalidade da produção e os possíveis impactos no local. Importante: quanto maior o detalhamento, mais rapidamente seu pedido de autorização será liberado.
No momento do cadastro, é possível também anexar fotos, prints do Google Maps, story-boards, croquis e relatório de arte. Essas informações não serão divulgadas: são de uso estritamente confidencial da CFC e só serão repassadas aos responsáveis pelos espaços requeridos para a análise de viabilidade.

 

Qual o prazo para ter a minha autorização de filmagem?

O prazo de retorno é de até 5 (cinco) dias úteis para materiais publicitários e de até 10 (dez) dias úteis para outros tipos de conteúdo. Considerando que, dentro desse prazo, existe a necessidade de pagamento de guias e demais comprovações.

No caso de filmagens que precisem de:
1 - Bloqueio de Ponto de ônibus, ou vias que passam transporte coletivo: necessário considerar mais 5 (cinco) dias úteis no pedido de autorização.
2 - Reserva de Vagas e Bloqueio de Rua: precisa ser considerado que o pedido deverá ter pelo menos 3 (três) dias de antecedência para tempo para emissão de guia e aviso da população.

Nos casos acima, observar os itens do Manual que trazem orientação para esse tipo de necessidade.
Para detalhes sobre as locações e liberação de vias para filmagem, acesse o site ou entre em contato com a Curitiba Film Commission.

 

 

Quanto custa ter uma autorização de filmagem?

Como incentivo e fomento à produção cultural da cidade, não haverá cobrança para as produções culturais, educacionais e artísticas na cidade.
A exceção é para as produções publicitárias, para as quais sugerimos uma contrapartida social, ou seja, os responsáveis pela produção farão uma doação para o Banco de Alimentos, Banco de Ração ou para o Disque Solidariedade, programas do Município que contribuem principalmente com as pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais que estão em abrigos ou lares temporários.
Em ambos os casos, não serão isentos os custos operacionais: quando há um custo para o Município como, por exemplo, a necessidade de agentes de trânsito para fechamento de ruas, fiscalização de ônibus e outros que estão especificados e serão informados no ato da autorização.

 

Quais são os documentos que preciso enviar para ter uma autorização de filmagem?

De maneira geral, é simples. Para solicitar a autorização, será necessário anexar documentos pessoais (RG/CNH) do responsável pela produção, documentos da produtora responsável pela produção (cartão CNPJ – ver o que estamos pedindo na autorização de filmagem), e, no caso de estudante, uma carta da Universidade ou do professor universitário responsável informando que se trata de uma produção estudantil.

 

Quando posso filmar em Parques e Praças?

De maneira geral, recomendamos que as filmagens aconteçam de segunda a quinta, pois são os dias com menor fluxo de pessoas e turistas.

 

O que fazer quando preciso do bloqueio de vias e trânsito?

Quando a filmagem exige um bloqueio de vias ou de vagas de estacionamento, é necessário que a Curitiba Film Commission envie a autorização para a Superintendência de Trânsito, uma vez que existe a necessidade de emissão de guias. Por isso a necessidade do pedido ser feito pelo menos 3 dias antes do dia da filmagem.
É necessário cumprir o Decreto Municipal nº 1150/2015, com relação aos Monitores de Trânsito, e também cumprir o Decreto Municipal nº 934/1997 (que disciplina o serviço de carga e descarga de mercadorias na área central da cidade, estacionamento e circulação em calça - das e calçadões).
Poderá ser autorizado: bloqueio de via total (apenas em caso de extrema ne - cessidade, e só será autorizado em dias com menor fluxo de veículos), parcial e/ ou intermitente.
Os produtores são responsáveis por avi - sar com antecedência os moradores e comerciantes que serão afetados direta - mente pelos bloqueios de ruas e calça - das, e permitir o acessos dos mesmos.
Reserva de vagas para as áreas com ou sem Est@R, sendo proibidas as vagas exclusivas para táxi, 15 minutos com o pisca alerta ligado, comércio ambulan - te, carga/descarga, pessoas idosas, pes - soas com deficiência e motos.
A sinalização da via deve ser feita com cones e/ou cavaletes de acordo com o Manual de Sinalização de Trânsito (e será indicado pela Setran no momento da autorização) e o bloqueio é de res - ponsabilidade do autorizado. Deverá ser garantido acesso/saída dos morado - res e comércio afetados pelo bloqueio, sob pena de sofrer as sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Para isso, é necessária a contratação de uma quantidade de monitores de empresas credenciadas pela Setran.

CUSTOS OPERACIONAIS
Bloqueios: R$ 213,38
Reserva de Vagas: R$ 75,64
Vaga/hora Est@ar: R$3,00
Essas taxas serão emitidas pela Setran
após encaminhamento da CFC.

 

O que fazer quando envolve o Transporte Público?

Quando a filmagem exige um bloqueio de um ponto de ônibus, a via que será bloqueada é rota de ônibus, ou até mesmo quando é necessário o aluguel de um ônibus para filmagem, é necessário a aprovação da URBS, instituição responsável pelo transporte público na necessidade, para que haja remanejamento na operação e o usuário do transporte seja avisado com antecedência.
Dependendo do tipo de situação, será necessário colocar agentes de fiscalização, e estes têm um custo operacional, que deverá ser pago pela produção do filme. O número mínimo de agentes em operação é de 02 (dois).
As solicitações devem ser encaminhadas pela CFC para a URBS com pelo menos 05 (cinco) dias úteis. Por isso, caso a sua filmagem inclua esse tipo de situação, ela deverá ser solicitada com no mínimo 10 dias de antecedência. A liberação dependerá de análise técnica, preservando sempre a operação dos serviços sem prejuízo aos operadores e usuários do sistema.
Caso precise de ônibus: o fretamento de ônibus para filmagem somente em veículos tipo comum ou padron, no valor de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais) para 4 horas. Quando ultrapassado o tempo, será cobrado adicional a calcular conforme o tipo de veículo, acrescido de hora extra de operadores. O pagamento deverá ser efetuado via depósito comprovado de 2 a 5 dias antes da data do evento. Percurso somente dentro do Município de Curitiba.
A utilização de canaletas só será liberada se não houver transtornos à operação do transporte coletivo, sendo cobrada a taxa adicional de R$2.000,00 (dois mil reais).

 

Contrapartida Social para os filmes Publicitários:

Principalmente para obras publicitárias, sugere-se uma contrapartida social como forma de compensação da utilização de um espaço público para finalidades mercadológicas. Fica excepcionada a necessidade de contrapartida social para os materiais publicitários de interesse do Município, ONGs e entidades sem fins lucrativos. O solicitante pode escolher uma das opções para cada diária de filmagem autorizada:

BANCO DE ALIMENTOS: o equivalente a no mínimo 5 cestas básicas.
DISQUE SOLIDARIEDADE: o equivalente a 25 cobertores ou 35 peças de roupas novas.
BANCO DE RAÇÃO: o equivalente a 70 kg de ração para cães ou gatos.

As opções de contrapartidas sociais poderão ser sugeridas pelo solicitante desde que aprovadas pela Curitiba Film Commission.
As informações sobre locais e como realizar as contrapartidas sociais estão disponíveis abaixo.

Para a emissão da autorização de filmagem, é necessário que o solicitante envie um e-mail com a comprovação para a Curitiba Film Commission.
Sua produção pode ser mais sustentável, nós te ajudamos. Muitas coisas da produção podem ajudar o planeta e quem mais precisa.

• Itens para doação no Disque Solidariedade:
Figurinos: roupas em bom estado que possam ser utilizadas por adultos e crianças.
Móveis e Eletrodomésticos: em condições de uso.
Colchões, Cobertores e Roupas de Cama: em condições de uso.

• Itens com maiores necessidades de doação para o Disque Solidariedade:
Rouparia: para bebê (0 a 01 anos); para criança, masculino, de 02 a 12 anos — blusa de frio e calça (jeans e moletom); para adolescentes, masculino, de 12 a 17 anos — blusa de frio e calça (jeans e moletom); roupas masculinas como blusa, calça (jeans e moletom), camiseta nos tamanhos P, M e G.
Roupas de Cama/Mesa: toalha de banho e rosto; toalha de banho de bebê; cobertor de bebê; travesseiro; roupa de cama (lençol e fronha, casal e solteiro); cobertores.
Móveis: micro-ondas; fogão; geladeira; máquina de lavar; TV; utensílios de cozinha (talheres, prato, copos, panela).

ENTRE EM CONTATO ANTES, DURANTE OU DEPOIS DA PRODUÇÃO:
Coordenadora Silvia Toaldo
stoaldo@curitiba.pr.gov.br
(41) 3350-3596 / (41) 99621-9538

Horário de atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

• Itens para doação no Banco de Alimentos:
O Banco de Alimentos de Curitiba arrecada e distribui alimentos perecíveis e alimentos “in natura” (frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos etc.) que estejam fora ou não dos padrões de comércio, sem restrição de caráter sanitário, ou seja, em condições de consumo humano.
Podem ser hortaliças, produtos resfriados ou até mesmo aqueles próximos do fim do prazo de validade.
No entanto, os produtos básicos mais necessários para recebimento pelo Banco de Alimentos e distribuição para Instituições Sociais vinculadas ao Programa são aqueles presentes nas cestas básicas: arroz, feijão, farinha de trigo, óleo de soja, sal, macarrão, fubá, café, entre outros.

ENTRE EM CONTATO ANTES, DURANTE OU DEPOIS DA PRODUÇÃO:
bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br
(41) 99207-9077 (ligação e mensagens de WhatsApp)
Rua Capitão João Busse, nº 660 – Capão da Imbuia

Lembrando que as entregas devem ser agendadas antes.
Horário de atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

• Itens para doação no Banco de Ração
São aceitas rações comerciais secas ou úmidas para cães e gatos, em embalagens fechadas, que deverão ser entregues em um dos endereços fixos do Banco de Ração.

LOCAIS
Centro de Referência de Animais em Situação de Risco (Crar)
Rua Lodovico Kaminsi, 1381

Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna/Rede de Proteção Animal na sede administrativa do Passeio Público
Rua Presidente Faria s/n, com acesso pela Rua Luiz Leão
De segunda à sexta, 9h a 11h30 e das 13h às 15h30

Deverá ser enviado um e-mail para protecaoanimal@curitiba.pr.gov.br com as informações de quem está fazendo a doação, incluindo nome completo, CPF ou CNPJ, e-mail; telefone; e quantidade do produto a ser doado.

Mais informações pelo 3350-9937

• Itens para doação às Universidades de Cinema
Objetos de cenas, cenários, equipamentos em bom estado, tudo o que puder ser reaproveitado para que os estudantes façam as suas produções.
Para isso, é necessário entrar em contato com a universidade e informar o que está disponível para verificar se há interesse por parte deles.

UNESPAR
Fábio Allon
fabio.allon@unespar.edu.br

PUCPR
Laboratório de Comunicação
labcom@pucpr.br
(41) 3271- 6248

 

O que devo fazer com os resíduos gerados na minha produção?

Curitiba é uma cidade que adota medidas sustentáveis no seu dia a dia. Por isso, a CFC se preocupa com o destino do lixo gerado durante as produções audiovisuais realizadas nas áreas públicas e privadas da nossa cidade. Com isso, reforçamos sempre que, durante as gravações, a produção adote práticas mais sustentáveis, sempre tendo em mente o cuidado com o desperdício de água e alimentos e com o descarte correto do lixo. Aconselhamos sempre que, se possível, utilize sacos plásticos biodegradáveis, biocombustíveis ou carros elétricos e geradores de energia que utilizem energias limpas e renováveis.
Caso ainda sobrem resíduos que não puderam ser destinados para os bancos acima, faça como nós aqui em Curitiba: separe o Lixo que não é Lixo, ou seja, separe o lixo orgânico do reciclável, e, caso tenha algum lixo tóxico, destine-o corretamente.
Para mais informações, acesse: https://familiafolhas.curitiba.pr.gov.br/
Lembre-se de deixar o local da filmagem limpo e bem cuidado. Assim, os moradores da cidade, turistas e outras produções podem utilizá-lo novamente.